Cabelos porosos e ressecados?
Mulheres sempre buscam soluções para os inúmeros problemas com o cabelo ressecado: pontas duplas, quebra de cabelo, falta de brilho. O assunto umectação vem sido bastante discutido em blogs e páginas sobre cabelo das quais participo.E muita gente tem dúvidas... Então trouxe para vocês um pouquinho sobre este assunto, com base em minhas próprias experiências e algumas pesquisas na rede.
Com origens na Índia,(As indianas desde criança dão banho de óleo nos cabelos e a prática é passada de mãe para filha), a verdadeira umectação serve para massagear o couro cabeludo e só assim ele-o couro cabeludo- absorve o óleo e ajuda a manter a oleosidade natural dos fios e mantendo a sua hidratação.
A umectação capilar consiste enluvar os fios com óleo, ou seja, aplicar o óleo em todo o comprimento dos cabelos e massagear repetitivamente do couro em direção às pontas.
"Nossa que loucura ! Óleo na cabeça, não deixa mais oleoso? " - NÃO.
Trabalhado da forma correta, a Umectação promete tratar de nutrir e recuperar a força dos fios. O tratamento precisa ser feito com óleos de origens vegetal e 100% natural. São eles: argan, ojon, coco, babosa... Até o azeite que tem lá na sua cozinha pode servir , inclusive é muito popular entre as meninas que são adeptas da umectação.
Mas procure se informar se é mesmo azeite extra virgem, porque aquele óleo de soja com cheiro de azeite não vale !
O método nunca foi aprovado pelos profissionais da área. Em todas as pesquisas que fiz pela internet e com conhecidos, os cabeleireiros sempre recomendam o tratamento feito com produtos industrializados, testados e etc;
Mas ao meu ver, a chance de um cabelo já danificado com produtos químicos ter mais problemas com esses cosméticos industrializados é bem maior do que com a umectação com óleos vegetais.
Sou a favor de métodos naturais para todos os aspectos de beleza e bem estar. Produtos naturais(vegetais, frutas, fibras e coisas a base destes) têm os nutrientes necessários para melhorar pele, cabelo e etc. Alguns produtos industrializados só prometem os milagres e levam rios de dinheiro nessa 'brincadeiras', de imediato os efeitos são maravilhosos, mas nós mulheres conhecemos bem o efeito das químicas a longo prazo.
Mas voltando a umectação...
Depois da aplicação, massageie o couro cabeludo com movimentos circulares e sem usar as unhas por pelo menos 10 minutos.
Após os 10 minutos de massagem, deixe agir de 2 a 3 horas para melhor resultado. ( Eu mesmo passo, coloco a touca e vou dormir - ignorando o cheiro de salada na cabeça).
Assim o óleo irá repor os lipídios dos fios, que são perdidos durante processos químicos e térmicos (secador, prancha, babyliss). Passada o tempo necessário, é só lavar o cabelo normalmente, que o óleo irá sair com o shampoo.
Quem pode fazer a umectação?
Não há contraindicação:
repõe nutrientes, realça o brilho, ameniza a aspereza, combate o ressecamento das pontas e o frizz.
Quem tem cabelo ressecado, aplique pelo menos três dedos distante da raiz. Já quem tem cabelos oleosos, pode aplicar só no comprimento ou só nas pontas.
Alguns resultados de blogueiras:
![]() |
prettypoison.com |
![]() |
Dona Anna, BLOGANA <3 |
![]() |
hjeuresolvimudar.wordpress.com |
ana.schuchovski@gmail.com
Enjoy <3
Nenhum comentário:
Postar um comentário